Um número grande de formadores de opinião tem atribuído ao governo federal as responsabilidades pelas mortes devido ao coronavírus no Brasil. Qualquer morte é lamentável, contudo, na pandemia do SarsCov2, há mortes em todos os cantos do planeta. E mais — como tenho mencionado de forma recorrente —, a ordem de grandeza das mortes no Brasil por Covid-19, é similar a que tem sido constatada nos quatro países mais desenvolvidos do mundo e nos três países hispano-americanos mais relevantes da América Latina.
É o que um professor dizia: “Não treine um monkey e um donkey; ele pode decidir começar a pensar!”. Senão vejam: nos Estados Unidos; na soma de Alemanha, Reino Unido e França; e na soma de México, Colômbia e Argentina (todos os conjuntos com populações com a mesma ordem de grandeza do Brasil), morreu quantidade similar ou maior do que em nosso País. Os comentários de monkeys e donkeys deveriam se restringir às suas próprias famílias, isto é, aos símios e aos asininos. Os seres de origem pensante deveriam ser poupados.
______________
##############
[Comentário postado no Estadão online de 1º/Abr/2021. Foi censurado e excluído pelo jornal, alguns minutos após a postagem]
______________
##############
Nenhum comentário:
Postar um comentário