No que concerne ao desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, no artigo “Dom Phillips e Bruno Pereira escancaram uma Amazônia sem preservação nem soberania”, um colunista da Folha de São Paulo atribuiu ao governo Federal as responsabilidades pelo dramático desaparecimento desses dois cidadãos, às margens do rio Javari, na fronteira do Brasil com o Peru.
Em face de atividades criminosas como o tráfico de drogas e exploração ilegal de riquezas, dúvida não há de que transitar naquela região, sem os devidos cuidados de segurança, constitui-se em desafio pleno de risco. Então, afora a falta de bom senso e prudência dos envolvidos, outros aspectos devem ser considerados, especialmente, diante da indigente avaliação apresentada pelo jornalista.
São Paulo tem uma área geográfica cerca de 10 vezes menor do que a área da Amazônia. São Paulo tem uma população maior do que a população amazônica (somente em relação ao Estado do Amazonas, a população paulista é 6 vezes maior). São Paulo tem forças de segurança cerca de 10 vezes maior do que a Amazônia e tem crimes de assassinato da ordem de 10 vezes maiores do que aquela região.
Será que a Folha não poderia contratar um articulista alfabetizado e que saiba fazer as 4 operações aritméticas para analisar as questões que demandam qualificação educacional mínima, faculdade de pensar, e estatura moral e ética?
Interlocutores discordaram dessa assertiva sob a alegação de que não há as alegadas razões aritméticas, bem como as de conhecimento geral.
Ser contra o governo é democrático. Utilizar argumentos absurdos para criticá-lo, ainda mais sendo formado na USP, é envergonhar um grande patrimônio acadêmico. Individualmente, que assim o seja, basta ignorá-lo. O que conspurca o Brasil das próximas gerações é a quantidade de cidadãos que defendem e apoiam esse estado de coisas. Ainda bem que a maioria governa e contribui para que evoluamos para melhor. O choro e o inconformismo são livres. De toda sorte, a liberdade e a verdade prevalecem sempre.
__________________
##################
[Divulgado na Folha de São Paulo online de 13/Jun/2022]
__________________
##################
Nenhum comentário:
Postar um comentário