A eleição para o Senado Federal no Rio Grande do Sul é emblemática porque tem como candidato o General Mourão, vice-presidente da República que, tendo servido naquele estado, adquiriu sólido conhecimento das realidades locais.
A importância dessa eleição se comprova pela atitude dos candidatos oponentes, que na falta de argumentos convincentes, declaram que Mourão é um forasteiro por ter, como militar, servido muito tempo no Rio de Janeiro. Essa declaração é pífia, uma vez que Mourão nasceu em Porto Alegre; e no período mais importante de sua vida militar, foi Comandante Militar do Sul, e teve contato com os problemas e com as lideranças das principais cidades do estado.
A vivência do candidato ao Senado com os problemas brasileiros em geral e com os gaúchos em particular, associada com a interação bem-sucedida com todos os setores da nacionalidade, na condição de integrante do Alto Comando do Exército e como vice-presidente da República, configura a qualificação necessária e suficiente para seu ingresso na mais alta Casa do Parlamento.
Vale lembrar que a mesma acusação de forasteiro é feita para o engenheiro Tarcísio, ex-ministro da Infraestrutura, e candidato a governador de São Paulo. No caso paulista, em uma das várias entrevistas que Tarcísio concedeu em seu périplo de pré-candidato demonstra seu robusto conhecimento da realidade paulista e rico rol de propostas para enfrentar os desafios de governar o mais relevante estado da Federação. Afora o fato de que o desempenho do engenheiro Tarcísio o conduziu ao panteão dos melhores ministros do período republicano.
Em síntese, Mourão e Tarcísio são extraordinárias promessas para o cenário político que se avizinha.
Os gaúchos que se tornaram presidentes do Brasil eram forasteiros no restante do País? Uma verdade: esses gaúchos contribuíram para a história brasileira e somos um dos grandes países do mundo. Os gaúchos são trabalhadores, decentes e honestos e construíram um dos estados mais avançados da nacionalidade. Eles utilizarão sabedoria em outubro e elegerão Mourão senador da República para dar ao Senado Federal a grandeza gaúcha que está faltando naquela Casa do Parlamento.
_________________
#################
[Divulgado no Estadão online de 21/Ago/2022] |
_________________
#################
Nenhum comentário:
Postar um comentário