quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Presidente de poder denigre a imagem do Brasil no exterior

Em palestra na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o ministro Luiz Fux, do STF, fez uma sequência de considerações sobre a conjuntura política e judicial brasileira. Em sua fala, constatam-se juízos críticos deprimentes em relação ao Parlamento, ao poder Executivo e à classe política em geral. 

Várias indagações e questionamentos sobre a atitude desse suposto magistrado são pertinentes. Preliminarmente, há que se considerar a validade de acerbas críticas ao País, por parte de elevada autoridade, por ocasião de missão no exterior.

 

Ademais, existe juiz de Suprema Corte dos países desenvolvidos democráticos fazendo proselitismo judicial, político ou ideológico, mundo afora, fora do foro ou fora dos autos do processo; ou isso é uma ignomínia apenas do sistema judicial brasileiro? Isso está consoante com a estatura de Estado Democrático de Direito ou com a profundidade de Lamaçal Distópico da Barbaridade?

_______________

###############


[Postado na Folha de São Paulo online de 09/12/2021]

_______________

###############

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas brasileiros cruciais

Diante da análise cuidadosa da atual conjuntura, formulada por um fraterno companheiro, com ênfase para as notícias eivadas de falsidade ou ...