terça-feira, 31 de agosto de 2021

Um governo integrado pela fina flor da genialidade


O Sr. Rogério Cezar de Cerqueira Leite se declara físico, professor emérito da Unicamp e presidente de honra do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). É um arcabouço intelectual e científico digno, no mínimo, dos melhores de sua geração, no Brasil. É razoável asseverar que esse galardão, ele o conquistaria em qualquer país do mundo, desenvolvido ou não.

Como membro do Conselho Editorial do jornal Folha de São Paulo, o Sr. Cerqueira Leite publicou, no jornal que o acolheu, o artigo “Quem tem medo de Lula?”, no qual defende, ardorosa e apaixonadamente, o ex-presidiário causador da maior crise moral, social, econômica e política da história do Brasil; e conclui afirmando que não há razões para ter medo do operário que presidiu o Brasil, e sim do facínora que está à frente do governo — sem considerar que o ‘pseudo-operário’ trafegou paralelamente à organização criminosa que assaltou o País. É uma abordagem digna dos seres desprezíveis da nacionalidade. Em qualquer país democrático desenvolvido ou não, ele se inseriria no universo dos cidadãos nefastos e prejudiciais aos interesses coletivos.

 

De fato, ninguém tem medo do Lula. Todo cidadão tem medo de quem é adePTo de um ex-honesto, ex-corrupto, ex-condenado e ex-presidiário. 

Esses são perigosos, ameaçam a evolução da democracia e colocam em risco as próximas gerações. 

Imaginem esse pessoal elegendo um governo liderado por Lula e integrado por Sérgio Cabral, Dilma Roussef, Eduardo Cunha, José Dirceu, Gedel e os ex-tesoureiros do PT — todos integrantes da fina flor da genialidade!

_________________

#################


[Divulgado na Folha de São Paulo online de 31/Ago/2021]

_________________

#################

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

O Nordeste e a evolução brasileira


Em peregrinação pelo Nordeste, o ex-presidiário Lula se encontrou com lideranças políticas e sindicais, em busca de apoio para sua candidatura em 2022. 

Parece que todos se esquecem que eleições são ganhas com votos. E, nesse sentido, o responsável pela maior crise de corrupção da história não consegue ir ao encontro dos cidadãos que prezam a decência e a honestidade. 

Ademais, com o advento das mídias digitais, mesmo os cidadãos mais humildes têm acesso a informações razoáveis e, dificilmente, se deixarão enganar conforme era regra habitual. 

Cabe, pois, questionamento às notícias que cobrem o evento das andanças do petista naquela que, no passado, foi sua base política principal.

 

Pois bem, o cabra não consegue sequer sair às ruas. Os partidos políticos, os líderes políticos, as pesquisas de opinião, as notícias da mídia e dos demais formadores de opinião são coisas do passado; são aliados dos maiores escândalos de corrupção e da consequente maior crise ética e moral da história.

Isso significa que o Nordeste, abrigo de gente trabalhadora e honesta, acordou. E, também, que o Nordeste vai transformar a evolução brasileira. 

Aguardem!

______________

##############


[Divulgado na Folha de São Paulo online de 27/Out/2021]

______________

##############

  

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Dia do Soldado – Reflexão e vibração

        A natureza em seu esplendor, em nossa Casa em Cima do Mundo, no Dia do Soldado. Quaresmeira, ipê e jacarandá de Minas florindo; e bananeira produzindo.

        Os cidadãos refletindo sobre o papel dos soldados na garantia da busca da paz e da harmonia, possível no âmbito da democracia e sob os fundamentos da liberdade, verdade, coragem e ética.

        Os soldados vibrando intensamente, conscientes da segurança e tranquilidade que proporcionam aos cidadãos.

 

Salve o Dia do Soldado!

Brasília, 25 de agosto de 2021.


Quaresmeira, ipê, jacarandá de Minas e bananeira.
Quintal de nossa casa (e a casa do vizinho do fundo, ex-aluno) – Brasília


 

Quaresmeira

Ipê amarelo

 

Jacarandá de Minas

Bananeira
  

   # # # # # 

domingo, 22 de agosto de 2021

Ex-presidentes e generais


O Estadão publicou o artigo “Ex-presidentes consultam generais sobre risco de golpe no País”, por intermédio do que se constata que Temer, FHC, Saney, Lula e Collor enviaram emissários para dialogar com militares da ativa e da reserva.

Independentemente de quais sejam as opiniões das altas patentes militares, o que importa é que a simples existência desse tipo de iniciativa desqualifica o País e a herança deixada pelos ex-presidentes; desqualifica o já desmoralizado conjunto de políticos componentes do fundamental poder Legislativo e o desprezível universo de integrantes do relevante poder Judiciário; e, sobretudo, desqualifica a democracia brasileira.

Senão vejamos as motivações históricas que têm condicionado a evolução política brasileira. Nesse sentido, que questionamentos deveriam ser apresentados aos ex-presidentes?

 

Os ex-presidentes deveriam ser consultados sobre os seguintes riscos: a retroação do Brasil para o IDH que os ex-governadores deixaram como herança no Maranhão; o prosseguimento da eleição em Alagoas de político que foi escorraçado do poder federal em Brasília; o retorno do presidencialismo de coalisão que, à custa de milionárias benesses, aprovaram no Parlamento a reeleição presidencial; e a oferta, por São Paulo para os brasileiros, de um vice-presidente que transitou às margens do lodaçal da corrupção.

 

E, por último, mas igualmente traumático e catastrófico, os ex-presidentes deveriam ser consultados sobre o risco de retorno do Brasil à maior crise moral, social e política causada pelo ex-honesto, ex-corrupto, ex-condenado e ex-presidiário; bem como sobre as decisões dos magistrados de anular as condenações em detrimento de farta comprovação dos crimes cometidos e da absoluta impossibilidade de se inferir pela inocência do acusado. 

Enfim, os ex-presidentes deveriam ser consultados sobre os riscos de as próximas gerações continuarem sendo lideradas por caboclos com estatura tal que a vergonha seja o paradigma dos cidadãos brasileiros, pela indigência do que esses mandatários foram e são capazes de entregar.

_________________

#################


[Divulgado no Estadão online de 22/Ago/2021]

_________________

#################

 

Mensagem para a família da prima Elena


Desavisadamente, por intermédio do Facebook, cumprimentei a prima Elena por seu aniversário. Ela é filha de tios Dolira (irmã de mamãe) e Cornélio Paraguassu. Contudo, Elena já deixou este mundo e ingressou na eternidade. Por essa razão, encaminhei um pedido de desculpas.

 

 

Caros primos e demais integrantes da família,

Peço desculpas pelo descuido, resultante da falta de memória, contido nos cumprimentos à estimada Elena.

Deveria cumprimentá-la sim, mas destacando que ela está em algum lugar, para onde todos iremos. Tenho a certeza de que, onde quer que esteja, ela está apreciando as sendas em que espalhou luzes enquanto aqui esteve.

Obviamente, deveria destacar a pessoa distinta, elegante e forte; e a pessoa querida por todos da família e pelos demais que tiveram a ventura de conhecê-la.

Devemos celebrar sim, porém enfatizando seus exemplos como mãe de família e como ser humano exemplar. 

Cumprimento-a, pois, querida Elena, e que sua eternidade seja tão suave e serena quanto foi sua atitude com aqueles que a cercavam.

ARS

 

 

 

sábado, 21 de agosto de 2021

Estado Democrático de Direito

Nos debates que se seguiram à expedição de nota pelo Supremo Tribunal Federal (STF), repudiando o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Morais, protocolado no Senado Federal pelo presidente da República, o leitor Gustavo Reis postou no Estadão seguinte comentário irônico: “ ‘O Estado Democrático de Direito não tolera que um magistrado seja acusado por suas decisões’. Assinado, Deus”.

Seguindo a linha desse leitor, com uma série de indagações e respostas monossilábicas, agreguei minha visão sobre o Estado Democrático de Direito.

 

No Estado Democrático de Direito universal, juiz acusa, investiga, julga, condena e supervisiona o cumprimento da pena? Não. 

No Estado Democrático de Direito, os cidadãos repudiam juiz que desrespeita a Constituição? Sim. 

No Estado Democrático de Direito, cabra que não passa em concurso para juiz é investido na Suprema Corte? Não. 

No Estado Democrático de Direito, juiz é detentor de negócios pouco explicáveis? Não. 

No Estado Democrático de Direito, advogado que prestou serviço para organização criminosa pode ser investido na condição de ministro? Não. 

No Estado Democrático de Direito, advogado que prestou serviço para criminoso estrangeiro condenado e fugitivo pode ser investido na condição ministro? Também não!

 

Curiosamente, uma indagação adicional e monossílabos associados ao comentário anterior, foi imediatamente censurada e excluída pelo Estadão. Reproduzo-a ampliada para lembrar que a consciência jamais é censurada.

 

E no Estado Democrático de Direito brasileiro como os cidadãos respondem às indagações ora formuladas, relativas a ministros da Suprema Corte (execução de todos os passos do processo criminal, respeito à Constituição, concurso para juiz, propriedade de negócios, prestação de serviço para organização criminosa, prestação de serviço para criminoso já condenado e fugitivo)? Sim. Não. Sim. Sim. Sim. Sim.

 

Diante de afirmações grosseiras e ofensivas, com razoável contundência, usei verve irônica. Deveria fazê-lo? Sun Tsu talvez dissesse não. Maquiavel poderia dizer sim, desde que contextualizado de forma maquiavélica. Decidi treplicar à minha maneira.

 

Se treinar um asinino ou um símio, ele aprende que não se deve ter bandido favorito. Agora, treinar corruPTos, apoiadores, admiradores, defensores e demais adePTos não resolve. A doença é incurável e às vezes contagiosa. Talvez, quimioterapia no cérebro. Daí advém dor, sofrimento, subjetivismo, caos, trauma, angústia, vulcão, catástrofe e trololó. Tudo muito dolorido, sofrido, subjetivo, caótico, traumático, angustiante, vulcânico, catastrófico e trololóico. Tudo muito psicanalítico. Tudo muito doido. Sem querer, fiz a tomografia da mente desse pessoal.

 

O primeiro comentário — destacado em itálico negrito no início deste texto —, postei-o no Estadão e na Folha de São Paulo. Um assinante da Folha mencionou que eu estava, equivocadamente, avocando a condição de representante dos cidadãos brasileiros e acrescentou que a presença de advogados no STF serviria para oxigenar a corte e é medida prevista na Constituição. 

Ora, todos os ministros da Suprema Corte são advogados e isso é práxis indiscutível; o que se pode questionar é o fato de apenas dois dentre os onze ministros terem sido juízes — ressaltando-se que a investidura na condição de magistrado ocorre mediante concurso seletivo rigorosíssimo. 

Esse leitor ainda complementou suas aleivosias, chamando de “fascista quem prefere defender o feitor que tange o gado”, afirmação que não se aplica ao caso em questão; a rigor, resulta da falta de argumento, de imunização cognitiva e de indigência de razão e lógica.

 

Não avoquei nada; não confunda; não falsifique! Apenas faço parte do universo de cidadãos contrários à corrupção, contrários às fraudes na Petrobras, no BNDES, em Guarujá, em Atibaia; contrários à subtração de recursos do povo brasileiro para entregar para ditaduras hediondas, como Venezuela, Cuba, Nicarágua e as de países africanos; contrários à pior ditadura dentre todas (a ditadura citada por Rui Barbosa, isto é, a ditadura da toga).

 

Ademais, as Supremas Cortes dos países desenvolvidos (Supreme Court of the United States, Supreme Court of the United Kingdom, Conseil Constitutionnel Français, o Bundesverfassungsgericht, Corte Costituzionale della Repubblica Italiana e Tribunal Supremo de España, respectivamente) interpretam e decidem questões quanto à lei federal, incluindo a Constituição. 

Seus integrantes são escolhidos entre os mais cultos juristas; não aparecem na mídia fazendo política de alto ou baixo nível; e não interferem no Executivo e no Legislativo.

Não quero ser americano, britânico, francês, alemão, italiano ou espanhol. Quero orgulhosamente continuar sendo brasileiro, empreendendo pertinaz e incansável esforço em favor de um Brasil tão bom quanto os melhores países do mundo. Afinal, a maioria de nossos cidadãos é composta de brasileiros honestos, trabalhadores e merecedores do Brasil que está em nossos sonhos.

 

Chamar de fascista aquele de quem discorda é típico dos nazicomunistas adeptos de Fidel Castro, José Dirceu, Hugo Chaves, Rudolf Beria, Herman Goering, Pol Pot, Adélio (por óbvio, doente; tanto quanto todos os outros citados). 

É típico também dos demais integrantes da escória que perpetrou atrocidades ao longo da história da Humanidade, bem como dos respectivos admiradores, defensores e vocacionados para possuir bandido favorito. 

 

Adicionalmente, fiz uma espécie de paródia de um parágrafo da citada nota do STF.

 

Os cidadãos brasileiros não toleram injustiça e manifestam total desconfiança, resultante da falta de independência e parcialidade dos integrantes do STF.

Por via de consequência, aguardarão de forma republicana a deliberação do Senado Federal.

 

Reforçando a ideia atinente ao pensamento predominante entre os cidadãos lúcidos e comprometidos com o futuro das próximas, repeti, em outro contexto, postagem direcionada para alguns litigantes pertinazes.

 

A maioria dos cidadãos brasileiros é contrária à corrupção, contrária às fraudes na Petrobras, no BNDES, em Guarujá, em Atibaia; é contrária à subtração de recursos do povo brasileiro para entregar para ditaduras hediondas, como Venezuela, Cuba, Nicarágua e as de países africanos; é contrária à pior ditadura dentre todas (a ditadura citada por Rui Barbosa, isto é, a ditadura da toga).

 

_____________

#############


[Divulgado no Estadão online de 21/Ago/2021]

_____________

#############


[Divulgado na Folha de São Paulo online de 21/Ago/2021]

_____________

#############

 

 

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Contas bloqueadas por Bolsonaro — uma falsidade


O canal de TV português SIC Notícias divulgou um vídeo com o título “ONG identifica 176 contas bloqueadas pelo Presidente Bolsonaro, a grande maioria na rede social ...”. 

Do ponto de vista da responsabilidade, a notícia é falsa, dado que as contas foram bloqueadas pelo Supremo Tribunal Federal, instância máxima da justiça brasileira. 

Ademais, é absurda por duas razões: as decisões do STF são censura de opinião e, portanto, inconstitucionais; contrariamente ao noticiado, foram bloqueados correligionários e apoiadores do presidente Bolsonaro.

 

Esta notícia é falsa. SIC Notícias se propõe a divulgar notícia sem verificar a veracidade? Os profissionais da SIC Notícias não se importam em desmoralizar-se, ridicularizar-se e transmitir inverdades para seus leitores e espectadores? 

SIC Notícias é parte de Organização Criminosa da mídia europeia ou portuguesa? Ademais, é integrante do universo de instituições nefastas, hediondas e desprezíveis? 

Façam a opção e atribuam valores aos profissionais da empresa. E que prevaleça a liberdade, a verdade, a coragem e a ética!

 

Esta notícia é falsa. Será que o autor da matéria é tão estúpido que não consegue perceber que o presidente do Brasil não tem atribuição legal de fazer o que se lhe está sendo atribuído? 

Ou, não sendo estúpido, age como tal, comporta-se como um ser humano com grave falha de caráter; e, por essa razão, não se importa em divulgar notícia falsa? 

Portugal descobriu o Brasil e nós brasileiros estamos descobrindo que há pelo menos um português desonesto, falso, mau caráter e que se propõe a tornar o mundo pior para a vida humana. É lamentável!

________________

################


[Divulgado no Facebook do canal de TV português SIC Notícias, em 19/Ago/2021]

________________

################

 

 

Ponto de não retorno

Em vários locais do País, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca em endereços de Sérgio Reis e de deputados pró-Bolsonaro. Evidentemente, trata-se de mais uma ação — dentre mais de uma centena ao longo de dois anos — perpetrada pelo Suprema Corte contra o governo federal e contra seus apoiadores.

 

O País está se encaminhando para o ponto de não retorno. Em qual país democrático desenvolvido, foi constatada incoerência dessa natureza? A população está clamando pela ultrapassagem dessa linha limite que, na democracia, deveria ser intransponível. O que fazer? Tem gente querendo chamar o ex-honesto, ex-corruPTo, ex-condenado e ex-presidiário. Quer dizer, tem gente que, definitivamente, quer um ex-país e ex-democracia.

_________________

#################


[Divulgado no portal ‘conexaopolitica.com.br’ em 19/Ago/2021]

_________________

#################

 

 

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Eu me envergonho, José


Eu me envergonho, José, da cúpula do sistema judicial brasileiro.

Eu me envergonho, José, da opção judicial de quem foi investido na devida responsabilidade em razão dos laços genéticos com o respectivo investidor.

Eu me envergonho, José, do uso do espinho da rosa para a prevalência do mal. 

Eu me envergonho, José, do abandono da previsão constitucional, por ocasião de imprescindível ponto de inflexão da República.

Eu me envergonho, José, da decisão judicial de quem não raro é associado com negócios revestidos de polêmica.

Eu me envergonho, José, da consciência de que aqueles que envergonham também envelhecem e permanecem.

Eu me envergonho José, da gestão judicial daquele que não logrou êxito em concurso para a função judicante.

Eu me envergonho José, da distorção da concepção de notável saber jurídico e reputação ilibada.

Eu me envergonho, José, da interpretação da Constituição — diferente do que é praticado em mais de 150 países do mundo, inclusive em todos desenvolvidos e com elevado grau de respeito pelas conquistas civilizacionais — de tal forma a permitir que, no Brasil, a criminalidade institucional prossiga com a sensação de impunidade com a qual historicamente convive.

Eu me envergonho, José, da metáfora admitida por largas parcelas da sociedade para o sistema judicial brasileiro: vergonha.

E agora José?

Eu invejo o poeta porque mesmo tendo ido tarde — e embora tenha sido adepto de ideologia da qual discordo frontalmente —, ele seguiu a tempo de não se envergonhar do atual estado de coisas da justiça.

Eu o invejo, José, meu irmão, porque você se foi tão cedo, tão precocemente, e da mesma forma que o poeta, não precisa se envergonhar.

 

______________

##############

[Republicação de texto divulgado no Estadão, Correio Braziliense e Globo, versões online, de 8/Nov/2019]

______________

##############

Lula — Pantomina e pesquisa de opinião

Diante de dificuldades dos capangas de Lula para dialogar com os militares, em pantomina para uns poucos correligionários, o ex-corruPTo tentou vender a ideia de despreocupação com os integrantes da caserna, bem como de que “não terá conversa especial com fardados”.

 

O povo brasileiro é majoritariamente honesto e trabalhador, e não pode levar a sério um cabra que inseriu o Brasil na maior crise social, econômica e política da história. 

Um cabra que foi acusado, julgado e condenado em três instâncias da justiça, por corrupção; e, portanto, é um ex-criminoso contumaz. 

Um cabra que só está em liberdade por decisão de magistrados cujo perfil profissional e ético não é encontrado em nenhuma Suprema Corte de país democrático desenvolvido. 

 

Aguardem: o próximo passo é uma pesquisa de opinião que indicará que esse cabra está em 1º lugar, em candidatura a presidente da República, na preferência dos adePTos de corruPTos, dos habitantes de penitenciárias, dos integrantes de organizações criminosas em geral e dos apoiadores de Cuba, Venezuela e Nicarágua. 

Por óbvio, é a tentativa desesperada de políticos, intelectuais e formadores de opinião que foram beneficiados pela corrupção reinante por ocasião do governo do ex-corruPTo.

 

Uma leitora questionou minhas assertivas, mencionando que eu deveria ser processado por fazer acusação sem provas.

 

Ora, as provas estão todas nos processos (e são muitos!). Estão na Petrobrás. Estão no BNDES. Estão em Guarujá. Estão em Atibaia. Estão nos bilhões que já foram devolvidos para o povo brasileiro. Estão nos bilhões que os brasileiros estão pagando porque as ditaduras hediondas não podem pagar os recursos recebidos que foram surrupiados do Brasil. Quer dizer, acreditam nas provas aqueles que escorraçam o ex-corruPTo de todos os locais públicos em que ele aparece.

 

Um leitor apresentou contra-argumento, asseverando que o ex-corruPTo foi absolvido pelo STF. Lego engano!

 

É certo que tem gente citando assertiva incorreta. O cabra não foi absolvido! Até porque é impossível ocorrer absolvição resultante de condenação em 3 instâncias. O processo foi cancelado pela Suprema Corte, o que é completamente diferente. Se o processo não for encaminhado para outros juízos, os eleitores procederão ao julgamento fatal no devido tempo. É preciso calma! Não se pode clamar também por elegância. Esta é impossível para adePTos de corruPTos.

________________

################


[Divulgado na Folha de São Paulo online de 18/Ago/2021]

________________

################

 

 

domingo, 15 de agosto de 2021

Lula e o Nordeste

O ex-honesto e ex-corrupto está tentando costurar apoio de governadores nordestinos bem como estabelecer diálogo com os parlamentares do “centrão” para neutralizar as ações do presidente Bolsonaro no Nordeste.

Em realidade o governo federal está potencializando o Bolsa Família — o que, em face do aumento da crise pela pandemia do coronavirus é uma medida imperiosa; e está desencadeando as inaugurações de dezenas e mais dezenas de obras inacabadas e iniciando outras de grande relevância para a sofrida população nordestina.

 

No Nordeste, Lula tem dois problemas. O primeiro: ele não pode sair à rua e dialogar com o povão; se insistir, é escorraçado. O segundo: os políticos locais sabem disso e se mantêm meio recolhidos. 

Os adePToninos, os corruPTocratas e aqueles que não abrem mão da falsidade continuarão solidários e generosos com o cabra que deu o golpe na Petrobras, Itaipu, Guarujá, Atibaia e tantos outros.

De forma educada, um leitor nordestino e morador de São Paulo postou um texto, argumentando contrariamente.

Parece que estamos observando e constatando Nordestes diferentes (o seu e o meu, minha honrosa origem). Auxílio resultante da pandemia para os que já recebiam Bolsa Família e para cerca de 50% a mais de cidadãos necessitados (isso é essencial para evitar o tormento da fome!) — quilombolas, índios e ciganos estão sendo contemplados! E também: água do S. Francisco, que foi prometida para 2012, passou a jorrar neste governo. Inauguração de dezenas de obras inacabadas e dezenas de novas obras iniciadas. Recepção ao presidente em todos os lugares do Nordeste.

_______________

###############


[Divulgado na Folha de São Paulo online de 15/Ago/2021]

_______________

###############

 

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Urna eletrônica auditável - VII

Alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal Eleitoral (STE) realizaram intenso “lobby” para que o Congresso Nacional não aprovasse a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), em trâmite na Câmara dos Deputados, concernente ao aperfeiçoamento das urnas eletrônicas eleitorais.

Se aprovada, a legislação adotaria o voto auditável, de tal sorte que o processo eleitoral atingisse a eficácia e a segurança prevalentes em mais de quatro dezenas de países que o adotam; e com apenas três exceções: Brasil, Bangladesh e Butão.

Então, o presidente da Câmara dos Deputados submeteu, ontem, ao plenário legislativo federal, a citada proposta, com a finalidade correlata.

 

A PEC da eleição com apuração auditável foi derrotada na Câmara dos Deputados. Embora tenha atingido maioria de 50% dentre os deputados presentes, a PEC foi derrotada, pois emenda constitucional exige pelo menos dois terços de votos para ser aprovada.

Foram vitoriosos os deputados incluídos no universo de mais de um terço de parlamentares com processos em curso por corrupção, bem como os intelectuais, formadores de opinião e demais cidadãos favoráveis à liberdade do ex-presidente e maior corruPTo da História do Brasil.

 

Foram vitoriosos também os ministros do STF que cancelaram a condenação do citado ex-presidente, ex-honesto, ex-corrupto, ex-condenado e ex-presidiário; o ministro que defendeu criminoso condenado em país democrático e refugiado no Brasil; aquele que foi investido na condição de ministro, tendo sido reprovado em concursos para juiz; aquele que libertou criminoso hediondo pelo tráfico de drogas; e demais ministros da Suprema Corte que causam vergonha aos cidadãos brasileiros.

 

Dúvida não resta de que o resultado das próximas eleições correm um grande risco de serem fraudadas por urnas eletrônicas que só são utilizadas em três países dentre os mais de quarenta que usam meios eletrônicos no processo eleitoral.

Nesse sentido, os cidadãos brasileiros que defendem a liberdade e a decência, como alicerces do regime democrático, estão estimulados a equacionar essa grave e nefasta decisão do poder Legislativo, fiscalizando de forma eficaz o processo de votação e apuração das eleições presidenciais de 2022, bem como escoimando dos poderes da República os representantes da excrescência de integrantes da amostra de indivíduos que impediram que tenhamos um processo eleitoral auditável, seguro e confiável. 

 

Os comentários divulgados no Estadão, Folha e Correio Braziliense foram submetidos a vários ataques destituídos de qualquer argumento sob o estigma da lógica e da razão. Contra-ataquei.

 

Vejam como é fácil identificar o padrão e o perfil da turma que não quer processo eleitoral decente, à semelhança do que existe em mais de 40 países? 

Vejam como é fácil encontrar quem aprova os golpes na Petrobras, em Itaipu, no BNDES; no triplex de Guarujá, no sítio de Atibaia; nos recursos retirados do povo brasileiro para colocar em Cuba, na Venezuela, na Nicarágua e em países africanos? 

A fonte secou. Em 2022, vai haver dor, angústia e vontade de prosseguir com a maior crise moral, social e política da história do Brasil e quiçá da humanidade. Vontade dá e passa!

 

As réplicas furiosas continuaram. Sem rancor, mas com uma pitada de ironia, respondi aos litigantes.

 

Asininos e símios, se ensinados leem e entendem. Tem humano que não consegue. Nem uma gota de argumento, reflexão, razão e lógica; apenas agressão e ofensa! Demoram a entender que só há duas soluções: fraude e violência. 

O curioso é que as duas já foram tentadas e não houve competência nem qualificação para chegar ao sucesso. Resta utilizar o anonimato para espernear!

______________

##############


[Comentários divulgados no Estadão online de 11/Ago/2021]

______________

##############



[Comentários divulgados na Folha de São Paulo online de 11/Ago/2021]

______________

##############



[Comentários divulgados no Correio Braziliense online de 11/Ago/2021]

______________

##############

 

 

Problemas brasileiros cruciais

Diante da análise cuidadosa da atual conjuntura, formulada por um fraterno companheiro, com ênfase para as notícias eivadas de falsidade ou ...