segunda-feira, 2 de agosto de 2021

A vitória do Brasil contra tiranias cruéis

O cientista político João Pereira Coutinho publicou na Folha de São Paulo o artigo “Nazismo e o comunismo foram inegavelmente tiranias gêmeas”, em que aborda o que poucos intelectuais têm coragem de fazê-lo, isto é, trazer à luz uma densa comparação entre as duas mais célebres tiranias da história humana e mostrar quão hediondas elas foram.

A questão adquire relevância porque mesmo com a denúncia, em 1956, pelo comunista Khrushchev dos crimes terríveis de Stalin — e, também, com o desabamento, em 1990, da União Soviética —, no Brasil, há uma expressiva parcela de cidadãos que preconiza o advento dessa excrescência política e ideológica para o nosso País.

 

Só faltou relatar que, fora da guerra, o nazismo sacrificou na Alemanha mais de 6 milhões de seres humanos e o comunismo, por seu turno, sacrificou no mundo mais de 100 milhões. Não é demais enfatizar que ambos se alinham no universo dos sistemas socialistas, ou seja, nacional-socialismo e socialismo real, respectivamente.

Nesse sentido, vale o que disse o poeta John Donne: "quando alguém se vai um pouco de cada um de nós vai junto!" Deveria ter acrescentado que quando 100 milhões se vão, um pouco de cada um de nós vai junto 100 milhões de vezes. 

Isso pouco importa. Comunismo e nazismo são igualmente cruéis, desprezíveis, nefastos e hediondos.

 

Faltam adjetivos para caracterizar esses dois sistemas. Isso também pouco importa.

Felizmente, em 1945, na Itália, na Segunda Guerra Mundial, o Brasil ajudou a varrer do mundo o nazismo. 

Afortunadamente, no Brasil, em pelo duas ocasiões, os brasileiros impediram que o comunismo triunfasse entre nós — em 1937, com a derrota da Intentona Comunista; e com a Contrarrevolução que, em 1964, neutralizou as forças que lutavam pela comunização do País. 

Todas as gerações contraíram uma dívida com cidadãos decentes e patriotas; todas as gerações herdaram um compromisso: jamais permitir que esses dois sistemas prevaleçam entre nós.

_______________

###############


[Divulgado na Folha de São Paulo online de 2/Ago/2021]

_______________

###############

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas brasileiros cruciais

Diante da análise cuidadosa da atual conjuntura, formulada por um fraterno companheiro, com ênfase para as notícias eivadas de falsidade ou ...