A quem cabe a responsabilidade pela formulação e transmissão de Fake News? Uma pletora de articulistas tenta atribuir essa responsabilidade aos cidadãos e às redes sociais, porém, não raro esses analistas, eles próprios, difundem inverdades em suas análises.
Nesse espectro de incertezas, os militares têm sido incluídos sobretudo pela polêmica da falta de aceitação pelos militares da soltura do ex-corrupto ex-presidente Lula aquela relativa à urna eletrônica, em que ressalta o fato de que foi o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou os militares para contribuírem para o desenrolar da avaliação da segurança do processo eleitoral com base na eletrônica e na computação.
Por intermédio do artigo “Contaminação de militares contra STF, urnas eletrônicas e vacinas de crianças é via redes sociais”, numa mixórdia atabalhoada de fatos e eventos, a articulista Eliane Catanhede opina e questiona o papel dos militares na atual conjuntura. É imperioso confrontar sua verve que, não raro, questiona os integrantes da caserna!
Verdade ou falsidade?
Redes sociais ou mídia desmamada?
Multidões em verde-amarelo ou pífios manifestantes vermelhos?
Apoio a ideais democráticos ou a ditaduras?
Defesa intransigente da liberdade ou de restrições de toda ordem?
Urnas eletrônicas com voto impresso e auditável em umas três dezenas de países ou sem voto impresso e auditável, entre outros, no Butão, Bangladesh e Brasil?
Magistrados das Cortes dos Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido que jamais advogaram para integrantes de facções criminosas ou difamaram no exterior autoridades de seu país ou magistrados de Corte que agem em sentido contrário?
Malgradas as falhas impostas pela condição humana, o que importa não é ser militar ou civil, mas sim a preferência por democracia ou autoritarismo, liberdade ou escravidão, verdade ou falsidade, moralidade ou indecência. Com o brilhantismo consagrado, mas por opção e vocação, a senhora Catanhêde prefere ignorar o essencial. Bem que ela poderia valer de sua elegância para iluminar melhor as sendas percorridas.
_____________________
#####################
[Divulgado no Estadão online de 3/Mai/2022]
_____________________
#####################
Nenhum comentário:
Postar um comentário