quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Pesquisa de presença virtual

Foi divulgado na imprensa que Lula ultrapassou Bolsonaro em presença virtual. No mesmo diapasão das pesquisas de opinião, a forçada de barra agora diz respeito aos posts no Twitter e perfis abertos no Facebook. 

Nesse sentido, o ex-presidiário teria alcançado 15% de participação em redes sociais de janeiro para cá, enquanto Bolsonaro ficou com 11%. Ademais, Sérgio Moro teria despencado de 11% para 2% e João Doria teria recuado de 2% para 1% e Ciro Gomes teria ficado com 0,53%.

 

Isso é ótimo. Uma quantidade enorme de gente adquire a consciência de que há um ex-honesto, ex-corruPTo, ex-condenado e ex-presidiário no reino de Bussunda. É a conscientização de que um dos maiores países do mundo não pode descer ao padrão de Bussunda. É a conscientização de que a endemia dos adePTos (surtos e agressões) constitui um perigo para as próximas gerações.

 

E tem também a questão da lógica das pesquisas de opinião; melhor seria pesquisa de narrativas. Em 2016, elas apontavam que Trump perderia para Hilary. Em 2017, indicavam que Macron, na França perderia no 1o. turno. Em 2018, davam Haddad na cabeça e derrota do JB também para Ciro e Alckmin. 

As pesquisas só têm uma grande vantagem: fazem a alegria dos adePTos, dos tolos e dos que tem vocação para fraude na urna e empatia com o Adélio. Bom, 2026 está chegando; depois vem 2030. Imaginem a angústia, o sofrimento e a dor! A agressão é inevitável. São incapazes de aprender!

 

Em face das declarações iradas e ofensivas de interlocutores, em defesa do ex-presidiário, argumentei de volta.

 

Os adePTos querem que o Barusco devolva os 290 milhões; que as empreiteiras devolvam os bilhões que a Justiça lhes tirou; que o sítio e o triplex sejam recomprados; que a dívida de impostos de um milhão e pouco do ex-tudo seja cancelada; que os ex-diretores da Petrobras sejam recontratados e indenizados; que voltem os empréstimos para as ditaduras hediondas. Podem surtar e agredir. Nem psiquiatra dá jeito. É incurável e, às vezes, contagioso.

 

Um interlocutor denominado Emerson de Tal iniciou a contradita, afirmando, entre outras ironias menores, que a terra não é plana e que cometas não são sinal de mau agouro.

 

Sr Emerson, tudo indica que o senhor é uma pessoa civilizada e culta. Portanto, releia Sócrates (sic), Platão e Aristóteles, Sun Tzu e Maquiavel, Hobbes e Locke, Adam Smith e Marx, Gramsci e Bobbio. E também: a biografia de Mao (Chang e Halliday) e O Livro Negro do Comunismo (Stéphane Courtois et al). 

Ademais, estude os processos judiciais da Petrobras, Guarujá e Atibaia (os referentes aos dois últimos foram cancelados, mas os fatos não se apagam. [O cabra não os comprou mas queria aboletar-se em ambos; e ainda por cima transferiu a culpa para quem já tinha partido deste mundo])

E convide o ex-presidiário para sair à rua, ir a restaurante e caminhar em aeroporto.

 

Sr. Emerson, o senhor pelo menos apresenta argumentos, com a ressalva de que são ironias de crianças do séc. XVII.

Agora, veja seus correligionários adePTos! Sofrem de endemia distópica. É difícil conseguir um argumento com bom senso, razão e lógica. 

Tinha um colega, velho mestre, também professor, que provocava os alunos, dizendo que se treinasse um símio, este faria melhor. Se treinar os adePTos, a evolução é impossível.

Vamos lá! Objetivo primacial do ser humano: paz e harmonia, à luz da democracia, com base na liberdade, verdade, coragem e ética. Viu?

_______________

###############


[Divulgado na Folha de São Paulo online de 10/Fev/2022]

_______________

###############

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas brasileiros cruciais

Diante da análise cuidadosa da atual conjuntura, formulada por um fraterno companheiro, com ênfase para as notícias eivadas de falsidade ou ...