sábado, 22 de outubro de 2022

Atribuição do perfil de extrema-direita ao presidente

Em entrevista para a CNN Brasil — sintetizada no artigo “Aliança entre Bolsonaro e Moro é conveniente para ambos, diz cientista político”, divulgado no portal da emissora em 22/Out/2022 — o Sr. Miguel Lago transmitiu uma sequência de opiniões sobre a conjuntura atual, demonstrando que é mais um intelectual que se coloca na oposição ao presidente Bolsonaro. É lícito que ele assim haja, porém a ausência de isenção torna discutível sua contribuição para a avaliação da realidade.

 

Nesse contexto, o Sr. Lago atribuiu a Bolsonaro a condição de extrema-direita, sob a alegação de que Hitler é de esquerda — ou sob a alegação de que alguém provavelmente ligado a Bolsonaro teria dito que Hitler é de esquerda. Indagações se revelam oportunas.

É relevante que os socialismos (seja o nacional-socialismo ou o socialismo real) sejam de esquerda ou de direita? 

Ou basta a relevância da coincidência do estatismo, da ausência de liberdade e do controle de corações e mentes que os dois socialismos preconizam e praticam, para a caracterização da sordidez de ambos?

O "honesto" (enfatize-se que a justiça impede a adoção de atributos como ex-corrupto, ex-condenado e ex-presidiário) quer controlar a mídia, suprimir a liberdade de expressão, voltar à associação com ditaduras, interagir com as pessoas "honestíssimas" dos morros cariocas, retirar as armas dos cidadãos (como o fizeram Pol Pot, Fidel, Joseph, Adolf e outros), e quem se posiciona contra isso, mas sobretudo com intransigente defesa da liberdade, é de extrema-direita?

Há outros questionamentos. Esse cabra acredita mesmo no que ele declara? Esse cabra não se preocupa com sua própria credibilidade? Os ‘scholars’ da Universidade de Columbia — onde ele declara que completou seu ‘background’ acadêmico — acreditaram que foi ele mesmo que escreveu os trabalhos? O atributo 'cientista político', que ele carrega, foi atribuído por ele mesmo ou por alguém cujo objetivo é valorizar a matéria?

E por último e não menos importante: as indagações ora formuladas são razoáveis, à luz da lógica e da razão ou são apenas um mergulho na distopia constante da proposição do Sr. Lago?

___________________

###################

[Divulgado no Facebook da CNN Brasil, em 22/Out/2022]

___________________

###################

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas brasileiros cruciais

Diante da análise cuidadosa da atual conjuntura, formulada por um fraterno companheiro, com ênfase para as notícias eivadas de falsidade ou ...