sábado, 29 de outubro de 2022

Expurgo no socialismo e na democracia

Em 22/Out/2022, ocorreu o 20º. Congresso do Partido Comunista da China. Nesse evento, fortaleceu-se a liderança do dirigente Xi Jinping, que alcançou o 3º. mandato como Secretário-Geral do Partido Comunista Chinês (em 2012, ele substituiu Hu Jintao como líder máximo do PCC). 

Xi Jinping acumula esse cargo máximo com a Presidência da Comissão Militar Central (desde 2012) e a Presidência da República Popular da China (desde 2013).

A imprensa mundial noticiou, inclusive com vídeo, um evento inusitado do 20º. Congresso do PCC: a surpreendente retirada do plenário do ex-Secretário-Geral Hu Jintao (que se sentava na primeira fileira ao lado de Xi Jinping), fato ainda inexplicado e que foi considerado por alguns analistas uma humilhação incomum para quem já foi mandatário da China e ainda ocupava alto cargo junto à cúpula dirigente do País. 

 

Na China — e portanto no socialismo — o expurgo é feito com força, arrogância, autoritarismo e humilhação. 

No Brasil — e portanto na democracia — o expurgo daqueles que roubam, dos que tiram do povo para fornecer a ditaduras, dos que dão prejuízos aos aposentados (no BB, CEF e Petrobras), dos que compram os parlamentares (como no Mensalão e no Petrolão), dos que fraudam a propaganda (como no Radialão) é feito pelos cidadãos em eleições. 

É o que vai acontecer amanhã, 30 de outubro. Vai ocorrer expurgo. E ocorrerão ofensas e grosserias. Dói muito, mas depois passa.

 

Apenas uma lembrança adicional: na China o povo não vota para expurgar os líderes. Ademais, lá é proibido referir-se aos líderes expurgáveis com as palavras presidiário, condenado, corrupto, ladrão. A rigor, de acordo com a Corte de lá, tem que declarar que o cabra foi inocentado pelo magistrado que deu a ele a condição de exercício da liberdade; e se contrariar, há a censura com o cortezinho na garganta — Vupt! Bom, virou monólogo da insensatez de aluno de Artes Cênicas.


--> Ressalve-se que, conforme um sábio político mineiro, política é igual a nuvem: abaixa-se a cabeça e quando se volta a olhá-la, ela alterou completamente a forma.
--> Nesse sentido, o resultado a ser divulgado daqui a algumas horas pode surpreender. Restará para os surpreendidos refletir muito para aliviar a dor da derrota. Mesmo diante da improbabilidade, este escriba pode ser um deles.

_______________________

#######################

[Divulgado no Estadão online de 29/Out/2022]

_______________________

#######################

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas brasileiros cruciais

Diante da análise cuidadosa da atual conjuntura, formulada por um fraterno companheiro, com ênfase para as notícias eivadas de falsidade ou ...