domingo, 17 de abril de 2022

Mensagem para um amigo — Provável derrota do Lula


Em resposta ao amigo Bastos, que mencionou dúvida sobre o resultado das eleições presidenciais de outubro de 2022, enviei-lhe a mensagem transcrita a seguir.

 

 

Caro amigo,

 

Concordo que deve haver cautela e prevenção. Até porque um alemão asseverou que “política não é ciência, é arte”. Então a gente precisa sair da bolha para avaliar e opinar. 

Ademais, é preciso considerar o que um sagaz mineiro disse: “política é igual a nuvem; a gente olha uma vez, tá de um jeito; a gente olha outra vez, tá de outro!”

Ele ou outro político mineiro teria chegado em uma cidade no norte de Minas, encontrado um cabra local e perguntado como estava o pai dele. A réplica: 

“— Meu pai morreu faz tempo.”

A tréplica: 

“— Morreu prá você filho ingrato; ele está bem vivo em meu coração”.

 

Dito isso, enumero as seguintes razões para o Lula não ser presidente do Brasil:

1] a libertação do larápio pelo STF impediu o surgimento de Terceira Via;

2] a impossibilidade de eleição de condenado em 3 instâncias no processo do tríplex do Guarujá (por 1 juiz, 3 desembargadores do TRF-4 e 5 ministros do STJ, com negativa de habeas corpus contra a prisão, por 6 ministros do STF); e em 2 instâncias no processo do sítio de Atibaia (por 1 juíza e 3 desembargadores do TRF-4);

3] falsidade construída por institutos de pesquisa, intelectuais e mídia (no caso desta, entre tantas outras coisas: denominação genocida, racista, homofóbico et al);

4] ação do Parlamento para impedir a governabilidade (por exemplo, a CPI da Covaxin);

5] ação da Justiça para imobilizar o governo federal (o STF está muito abaixo das Supremas Cortes dos USA, UK, França e Alemanha, para citar uns poucos exemplos).

 

Agora, os indicadores da derrota de Lula: 

1] Lula não pode sair às ruas, ir a restaurante e caminhar em aeroporto — é xingado e escorraçado;

2] JB é recebido, aplaudido e ovacionado em qualquer cidade do País;

3] Auxílio Emergencial durante 4 meses na pandemia e Auxílio Brasil com aumento substancial em substituição ao Bolsa Família, durante todo o tempo futuro, a partir de agora — nesse sentido, os votos perdidos nas classes média e alta, serão compensados pelos novos votos da classe baixa beneficiada pelo A. E. e A. B.;

4] construção de uma base política com o rearranjo partidário, o que implica em tempo para TV e recursos para a campanha, inexistentes em 2018;

5] gestão com ausência de corrupção provada, com ênfase para infraestrutura, agricultura e, sobretudo, para o trabalho no, historicamente, maltratado Nordeste.

 

Para que não haja falha gritante nessa avaliação, atribuo 70% de chance de estar correta e 30% de chance de estar errada.

Abraço,

ARS

 

 

Adendo sobre economia e mortes por Covid


Em face das menções, por parte de leitora da Folha de São Paulo, à responsabilidade do governo Bolsonaro sobre as dificuldades econômicas e sobre os mortos causados pela Covid, apontei minha visão sobre essas duas questões.


A quantidade de mortos por Covid nos EUA, com 340 milhões de habitantes; na soma de Alemanha, França e Reino Unido, com 230 milhões de habitantes; na soma de México, Colômbia e Argentina, com 220 milhões de habitantes; e no Brasil com 212 milhões de habitantes é responsabilidade dos respectivos chefes de governo ou do SarsCov2? 

Se treinar um macaco bem treinado, ele vai dar a resposta correta.

Ser humano com doença petista-ideológica incurável nunca vai aprender; mas vota no ex-presidiário.

 

Os intelectuais internacionais declararam que a economia cairia no mundo 4,5% em consequência da pandemia, e a do Brasil cairia 9%. Erraram! 

A economia mundial caiu 9% e a brasileira caiu cerca de 4%. Os 60 milhões de brasileiros (incluídos 20 milhões de esquecidos que não constavam de qualquer documento do governo do PT) foram beneficiados pelo Auxílio Emergencial. Os 25 milhões de brasileiros do Bolsa Família tiveram aumento de mais de 100% com o Auxílio Brasil.

Será que precisa desenhar, separar as sílabas ou soletrar as palavras?

Ou levar para o zoológico visando ao aprendizado com um macaco?

__________________

##################

[Divulgado no Estadão online de 17/Abr/2022]

__________________

##################

[Divulgado no Correio Braziliense online de 17/Abr/2022]

__________________

##################




[Divulgado na Folha de São Paulo online de 17/Abr/2022]

__________________

##################

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas brasileiros cruciais

Diante da análise cuidadosa da atual conjuntura, formulada por um fraterno companheiro, com ênfase para as notícias eivadas de falsidade ou ...